A Origem do Carnaval

O Carnaval é a festa popular mais comemorada no Brasil e que se tornou um elemento da cultura nacional. Mas o carnaval não é uma invenção brasileiro e é celebrado em muitos outros países. Segundo a história do Carnaval sua origem é na Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma.

A palavra carnaval tem origem no latim carnis levale, traduzido como retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. O que demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã.

Na antiga Babilônia, duas festas provavelmente originaram o carnaval que conhecemos hoje. Como as Saceias, que eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, que se vestia e se alimentava como ele. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado.

No Brasil, a história do carnaval começa no período colonial. Com uma das primeiras manifestações carnavalescas o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.