Ranking das melhores instituições de ensino superior no Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente o ranking das melhores instituições de ensino superior brasileiras. A publicação foi feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com dados de 2015, com base no Índice Geral de Cursos (IGC).

Sendo um dos fatores considerados pelo IGC, a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Cursos) do último triênio, referente aos cursos de graduação e calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Além de considerar a média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal.

Dessa forma, uma instituição pode receber notas de 1 a 5 no IGC, sendo que as excelentes recebem 4 ou 5. E nesta última avaliação, de 2.019, apenas 375 entraram neste grupo.

Sendo que a USP (Universidade de São Paulo), considerada a melhor universidade do país por diversos rankings, não aparece em nenhuma lista a seguir, porque não realiza o Enade.

Assim, as cinco melhores universidades do país são:

  1. Universidade Estadual de Campinas
  2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  3. Universidade Federal de Minas Gerais
  4. Universidade Federal de São Paulo
  5. Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Para conferir a lista completa, acesse o site do INEP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *