O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente o ranking das melhores instituições de ensino superior brasileiras. A publicação foi feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com dados de 2015, com base no Índice Geral de Cursos (IGC).
Sendo um dos fatores considerados pelo IGC, a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Cursos) do último triênio, referente aos cursos de graduação e calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Além de considerar a média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal.
Dessa forma, uma instituição pode receber notas de 1 a 5 no IGC, sendo que as excelentes recebem 4 ou 5. E nesta última avaliação, de 2.019, apenas 375 entraram neste grupo.
Sendo que a USP (Universidade de São Paulo), considerada a melhor universidade do país por diversos rankings, não aparece em nenhuma lista a seguir, porque não realiza o Enade.
Assim, as cinco melhores universidades do país são:
- Universidade Estadual de Campinas
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal de São Paulo
- Universidade Federal do Rio de Janeiro
Para conferir a lista completa, acesse o site do INEP.