Estudar no exterior proporciona experiências únicas ao profissional, que não são acessíveis no país de origem. Independente do intercâmbio ser custeado pelo próprio aluno, pelos seus pais ou a conquista de uma bolsa de estudos. Porque as experiências de independência e vivência de outras culturas só podem ser realizadas neste momento.
Por isso, estudar em instituições estrangeiras proporcionam o benefício de aumentar as oportunidades de emprego não somente no Brasil. O que é confirmado no Ranking Mundial das Universidades e Empregabilidade de 2017, com Estados Unidos, Japão, China e Alemanha, nos primeiros lugares como aqueles que oferecem as melhores condições de empregabilidade.
Mas com o alto custo de um curso de graduação ou pós-graduação no exterior, bolsas de estudos são opção de muitos estudantes que desejam melhores colocações no mercado de trabalho e um currículo internacional. E temos algumas dicas para quem tem este interesse:
– Fundação Capes. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como objetivo expandir o ensino em nível de pós-graduação e incentivar a pesquisa em diferentes programas oferecidos. Com processos seletivos que devem ser conferidos no site da Capes.
– Graduação em instituições portuguesas. Com a nota do ENEM é possível se candidatar para bolsas de estudos em Portugal.
– Scholarships for Development. O portal exibe em tempo real processos seletivos abertos para bolsas de estudos em instituições de diversos países do mundo.