Ilha na Austrália tem 9 idiomas oficiais

Warruwi está localizada ao norte da Austrália, em uma pequena ilha chamada South Goulburn, e é a principal cidade do lugar. Na cidade, os habitantes falam entre si nada menos do que nove idiomas diferentes, vindas de famílias de línguas igualmente distintas. A mais comum delas chama-se mawng, mas há outras línguas indígenas, como o bininj kunwok, o yolngu-matha e o burarra. O inglês também está presente, mas aparece como segundo ou terceiro idioma dos moradores.

A população de Warruwi é na maioria indígena, e a quantidade de moradores varia de acordo com os períodos de chuva e seca da região. E eles não são poliglotas, porque mesmo não falando os nove idiomas, todo mundo consegue se comunicar devido a um fenômeno chamado multilinguismo receptivo.

O multilinguismo receptivo é a capacidade de entender vários idiomas, mas não necessariamente falar usando eles. Ele acontece, na maioria das vezes, de maneira acidental. Moradores de cidades na fronteira com outros países, por exemplo, acabam compreendendo o idioma vizinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *