Como ser produtivo no home office

Viralizado, o vídeo da entrevista do professor universitário que é interrompido em uma entrevista com a rede internacional BBC impactou mais de 20 milhões de pessoas ao redor do mundo em poucos dias. E este é mais um exemplo de que trabalhar em casa pode ter alguns pequenos imprevistos.

Claro que existem profissionais que se adaptam a esta forma de trabalho, enquanto outros precisam trabalhar em um escritório longe de sua casa. E pensando naqueles que querem tentar essa possibilidade, temos algumas dicas práticas para ajudar na produtividade no home office.

  1. Não trabalhe de pijama: o ideal é usar uma roupa como se fosse para o escritório mesmo, pois essa é uma forma de avisar também ao seu cérebro que é o seu momento de trabalho e não de descanso no sofá ou em frente a tevê.
  2. Ter um espaço próprio para o trabalho: se não puder ter um quarto para o trabalho, tenha ao menos uma mesa limpa, organizada e sem objetos que distraiam sua concentração ao longo do dia. Trabalhar da cama ou do sofá também está proibido, porque além da postura, fica mais fácil fazer pausas ao longo do dia.
  3. Defina um cronograma: estabeleça metas e pautas de tarefas para não perder o foco das urgências e não deixar pendências.
  4. Tenha um contrato claro: ter uma clara comunicação com o empregador faz parte do home office, porque com o acordo bem definido, como as pausas de almoço e horários de início e fim do trabalho, ficará mais fácil a comunicação e resolução do que for preciso entre ambas as partes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *