Pontos a avaliar antes de decidir fazer uma pós-graduação fora do país

Receber uma bolsa de estudos para um curso no exterior pode ser uma excelente oportunidade. Principalmente pela vivência com a nova cultura, a experiência de morar fora do país e o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho como flexibilidade, resiliência e capacidade de negociação.

Por outro lado, é fundamental avaliar alguns pontos antes de tomar essa decisão para a sua carreira e seu desenvolvimento pessoal:

O diploma tem relação com a sua carreira? Avalie a importância desse curso para a sua situação profissional atual, por exemplo, se for um MBA voltado à gestão, este é o momento de assumir um cargo de liderança na sua empresa?

A sua situação financeira cobre os gastos da viagem? Mesmo que com uma bolsa de estudos, quais custos você precisará cobrir? Gastar mais do que sua situação financeira permite pode ser um risco muito grande.

 

O domínio do idioma local também deve estar na lista de prós e contras, porque não adianta fazer um curso que você não compreenda o que o professor fale. Para isso, domine um idioma estrangeiro com aulas no seu ritmo de aprendizado, conheça nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *