Sobre o Carnaval

A festa mais popular do Brasil, hoje um elemento da cultura nacional do país, o carnaval não é uma invenção brasileira e não acontece somente no país.

Com origem no latim, a palavra carnaval significa “retirar a carne” e está relacionado ao jejum que deve ser realizado durante a quaresma e também o controle dos prazeres mundanos.

As primeiras festas parecidas com as que conhecemos atualmente, tiveram origem em diversos lugares. Por exemplo, na antiga Babilônia ou em Roma. Sendo na primeira, as mais comuns festas com inversão de papéis na sociedade. Como o caso do prisioneiro que trocava de lugar com o rei por alguns dias e depois era enforcado. Na última, eram realizadas festas com muita comida, bebida e dança, e nesta os escravos trocavam de lugar com seus senhores.

No Brasil, as festas começaram no período colonial, ainda com influência dos portugueses quanto as músicas e a festa em si. Somente com o passar do tempo que começaram as marchinhas, os cordões, os bloquinhos, o samba até chegar a o que temos hoje em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *