Para muitos, a facilidade com o idioma faz de Portugal um potencial destino para estudar fora do Brasil, mas o país tem muito mais atrativos. Como estar localizado na Europa, próximo a muitos países de diversas culturas e idiomas, o patrimônio cultural, clima agradável e universidades nos principais rankings de excelência do mundo.
O ensino superior no país visa a preparação sólida científica, cultural, artística e tecnológica para habilitar seus alunos para o exercício de atividades profissionais e culturais. Ou seja, é um sistema completo para todos que optam por ingressar nele.
Dividido em ensino universitário e ensino politécnico, suas instituições de ensino superior são públicas, privadas, concordatárias e cooperativas.
Para o ingresso de estudantes estrangeiros é fundamental verificar as exigências de cada instituição de ensino, nos requisitos básicos às provas aplicadas. No caso dos brasileiros não é preciso comprovação de proficiência de segundo idioma, um excelente diferencial para quem não se sente seguro com o domínio de uma língua estrangeira.