5 dicas para ter sucesso aprendendo uma língua estrangeira

Já se perguntou porque algumas pessoas têm tanta facilidade para entender um idioma?

Salvo motivos como aptidão para determinadas línguas, muitas pessoas conseguem aprender um novo idioma quando estão frequentemente em contato com ele. Por isso, quando alguém mora fora do Brasil e volta, tem tanta dificuldade em lembrar as palavras da própria língua materna.

Isso se explica porque, ao vivenciar um idioma em seu país de origem – por exemplo, falar inglês no Reino Unido – a gente deixa de lado o nosso próprio idioma, pois estamos conversando com pessoas que falam essa língua, ouvindo músicas, vendo TV, tudo a nossa volta, está relacionado.

E aí chega o conselho mais valioso sobre esse artigo: quanto mais você vivenciar a língua que você quer aprender, maior e mais rápido será seu aprendizado!

 

  1. Ouça músicas na língua que você está aprendendo!

Pode ser clichê, sim. Mas quando você está aprendendo inglês e ouve músicas em inglês, você começa a reconhecer as palavras no meio das estrofes. Além disso, é uma ótima técnica para treinar o ouvido para reconhecer sotaques, por exemplo, cantores americanos x cantores britânicos ou cantores espanhóis x cantores mexicanos.

 

  1. Assista a filmes ou seriados

Mas não é para assistir dublado! Muitas pessoas têm resistência em assistir filmes e programas de tv legendados, mas é uma ótima forma de reconhecer palavras e expressões. Se o idioma e a legenda estiveram na língua que você está aprendendo, é melhor ainda!

 

  1. Leia livros, artigos de blogs, jornais e revistas

Para quem acha que ler um livro é muito complicado ou não possui tempo, procure algo que caiba na sua rotina ou seja atrativo para você. Ninguém necessariamente precisa ler textos longos para alcançar a fluência e domínio de uma língua. Acompanhar portais como Buzzfeed, Vox e Playground, é uma ótima forma de ler conteúdos atrativos relevantes.

 

  1. Aposte nos jogos

Boa notícia para os viciados em games! Independente da plataforma, os jogos geralmente são em outros idiomas (que não o português) ou é possível escolher o idioma de preferência. Aqueles diálogos ou telas com instruções, geralmente obrigam o jogador a lê-las ou pelo menos pesquisar uma palavra ou outra para entender do que se trata. E dessa forma, sem saber, ele está aprendendo um novo idioma. Geralmente os jogos para vídeo games são em inglês, mas muitos oferecem a opção de mudar para português ou espanhol.

 

  1. Experimente a conversação

Não precisa ficar apavorado! Você não vai desenvolver o diálogo da sua vida. Existem muitos grupos de conversação no Facebook atualmente, que tem o objetivo de disseminar conhecimento sobre idiomas e aproximar falantes da mesma língua, sejam eles nativos ou não. Muitas escolas de idiomas e livrarias também possuem “dias de conversação”. Nesses dias, pessoas interessadas em praticar o idioma, frequentam esse lugar e tentar colocar para fora tudo que já aprenderam. E vale de tudo: desde o nível básico até o avançado ou para professores e nativos da língua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *