Existe idade certa para aprender segundo idioma?

Você está formado? Começou a trabalhar na sua área de formação e está pensando em aprender um segundo idioma?

Infelizmente, segundo um estudo recentemente publicado na revista científica Cognition, realizado por cientistas do Boston College, em parceria com o MIT e Harvard, o melhor período da vida para aprender o segundo idioma é dos 10 aos 18 anos. Principalmente para aqueles que procuram a fluência como um nativo do idioma desejado. Porque depois dessa idade o cérebro não consegue aprender a ponto de alcançar a fluência como quem tem a língua como materna.

Segundo os cientistas, isso acontece devido a habilidade de regeneração do sistema nervoso, por conta da plasticidade do cérebro. Ou seja, a capacidade do cérebro mudar ao longo da vida. Mas também pode ser uma consequência do ingresso numa universidade ou no mercado de trabalho que podem impactar no aprendizado do segundo idioma.

O estudo teve como uma de suas amostras um questionário online enviado para cerca de 700 mil pessoas com diferentes níveis de conhecimento na língua inglesa. Através de um divertido teste gramatical era identificado o dialeto de inglês do candidato. Além do teste revelar erros comuns como sentenças gramaticais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *