Português, um idioma latino

Sabia que o português está entre os 10 idiomas mais falados no mundo?

Atualmente, nove países contam com a língua portuguesa como idioma oficial, somando mais de 260 milhões de falantes da língua. O que, segundo o instituto norte-americano SIL International, dos mais de 7 mil idiomas falados em todo o mundo, o português ocupa a sétima posição dos mais falados.

Assim como parte das línguas românticas, como o espanhol e o italiano, o idioma português deriva do latim. Sendo esta uma língua com origem na Itália, na região de Roma. E seguindo a expansão do domínio do Império Romano, o latim também de disseminou no continente europeu.

Mas com as invasões dos bárbaros e dos árabes, surgiu o galego-português, uma variação da língua portuguesa. O que leva até hoje a discordância entre linguistas e historiadores portugueses e espanhóis, que não acreditam na divisão da língua. Mesmo com a comprovação da consolidação a língua portuguesa foi registrada com a criação do reino de Portugal, proclamado por Dom Afonso Henriques, no século 12, a consolidação a língua portuguesa foi registrada.

Com a expansão marítima de Portugal, no século 15, a língua se espalhou por suas colônias. Assim como parte da cultura do país. O que resulta hoje em países além de Portugal com pessoas falantes nativas e outros países com o idioma como oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *