Com o mercado de trabalho mais exigente, visto o aumento do número de profissionais formados em instituições de todo o país a cada ano, algumas faculdades e universidades passam a oferecer cursos de integram áreas diferentes para formar profissionais diferenciados.
O que quer dizer que um profissional formado em Tecnologia da Informação precisa compreender também a área de humanidades, ciências ou gestão. Porque anualmente são muitos profissionais que se formam nestas áreas sem experiência e, muitas vezes, com conhecimento somente das aulas ministradas na instituição de ensino.
Mas este panorama está sendo acompanhado inicialmente por grandes universidades do país, mas que merece também atenção e visão dos estudantes. Porque uma formação completa e com visão mais ampla do mercado de trabalho aumentará suas oportunidades de atuação. Ou seja, para quem está formado é possível complementar o diploma de graduação com uma especialização relacionada a área desejada de atuação. Enquanto quem está cursando a graduação, pode encontrar cursos extracurriculares ou livres para obter este conhecimento.