Sobre a Independência do Brasil

Hoje é feriado em todo o Brasil, o famoso sete de setembro, que muitos podem ter esquecido depois da escola, que é celebrada a Independência do Brasil, que aconteceu em 1822.

A proclamação foi feita às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, por D. Pedro I, libertando o país de ser colônia de Portugal. O que aconteceu depois de receber uma carta da Coroa Portuguesa exigindo o seu retorno imediato para o país, anulando a Constituinte, convocada anteriormente.

Tudo isso porque o Brasil queria autonomia política de Portugal, além do desgaste do sistema de controle econômico local com altos impostos e restrições. Assim, antes do grito de independência, em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I afirmou a coroa que ficaria no Brasil, o conhecido Dia do Fico.

Um dia que marcou o processo de independência do Brasil com: a organização da Marinha de Guerra, a convocação da Assembleia Constituinte, determinação do retorno das tropas portuguesas e todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa exigiam aprovação de D. Pedro. Para que no dia 7 de setembro o grito de independência fosse realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *