Dicas para fazer networking

Para quem procura por uma nova colocação no mercado de trabalho, para quem trabalha na área comercial, para quem decide abrir uma consultoria. No fim das contas, todos os profissionais precisam ter um bom networking, ou seja, uma boa rede de contatos profissionais.

Porque reativar uma rede de contatos é um trabalho que pode exigir muito trabalho e tempo, que muitas vezes o profissional não tem no momento que mais precisa de uma indicação, por exemplo.

Primeiro é preciso entender que o networking é uma relação que ambos os lados ganham neste relacionamento. O que pode acontecer quando um colega da faculdade pede indicação para a vaga na empresa onde você trabalha ou quando você indica este colega por ser um bom profissional. Portanto é como se houvesse sempre uma troca em que ao indicar este colega para a vaga de emprego, um dia ele retribuirá ao indicá-lo para outra oportunidade.

Da mesma forma, podemos considerar as recomendações de profissionais nos perfis no Linkedin, onde é possível colocar indicações de trabalhos pontuais ou até mesmo um texto falando sobre o profissional que já trabalhou com você. E a ferramenta permite também que você solicite a recomendação para antigos colegas e gestores das empresas onde já trabalhou.

Por isso, o bom relacionamento profissional é essencial, principalmente nos momentos de crise, para fortalecer a rede de contatos e usá-la quando preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *