O professor de ciência da computação, autor de cinco livros e de um blog sobre gestão do tempo, Cal Newport tem dicas fundamentais para aumentar a produtividade na rotina de trabalho. Para o quanto antes terminar as atividades do dia e aproveitar o tempo com a família, longe das interrupções do telefone, como ele mesmo coloca.
Principalmente, como vemos hoje o papel da tecnologia em nosso dia a dia, que facilmente tira o foco de uma atividade com uma notificação na tela do smartphone.
- Agende horários para atividades que exigem foco. Comece com três ou quatro horas por semana para atividades que não podem ser interrompidas. E neste tempo desligue tudo o que possa distrai-lo e foque na sua atividade.
- Reduzir o uso das redes sociais. Por serem grandes distrações, as redes sociais devem ser evitadas, por isso, Cal recomenda retirar os aplicativos do celular. Porque assim o acesso não será facilitado e reduzirá o seu tempo de navegação nestas mídias.
- Agende todas as suas atividades, até mesmo as de lazer. Colocar todas as atividades do dia, até mesmo do final de semana, ajuda a manter o controle de seu tempo e praticar a resistência.