Como funciona a técnica Pomodoro

Você consegue terminar as suas tarefas no prazo? Você tem uma lista de tarefas acumuladas muito extensa que você tem a sensação de que simplesmente nunca vai conseguir resolver tudo? A técnica Pomodoro pode te ajudar a sair desse ciclo vicioso e aumentar sua produtividade.

Desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que buscava aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, ele se concentrava nas suas tarefas sem interrupções, mantendo-se totalmente focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

A técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração, assim é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *