Com o fácil acesso à internet e, principalmente, com as redes sociais, está cada vez mais fácil distrair-se quando precisa estudar. Isso porque aquela breve olhada nas notícias do Facebook que deveria levar 5 minutos se transformou em mais de uma hora e agora o levou para vídeos no Youtube.
Para ajudar àqueles que precisar estudar para uma prova importante como um teste de proficiência de idioma estrangeiro, encontramos dicas práticas para contribuir com o rendimento dos estudos:
- Separe os 10 primeiros minutos para atualizar-se e divertir-se
Antes de focar na matéria, relaxe por alguns minutos com vídeos engraçados e novidades nas redes sociais. Lembre-se de não exceder o tempo.
- Divida o tempo em blocos
Fazer pequenas pausas para tomar água, café, levantar e até fazer alongamentos colabora com o rendimento dos estudos. Porque, principalmente, quando o conteúdo é denso e cansativo, após horas de estudo seu corpo se desgasta.
- Faça resumos com palavras-chaves
Evite frases e parágrafos de texto quando for criar seus resumos de estudo. Prefira palavras-chaves e até mesmo esquemas de estudo para facilitar a assimilação e fixação do conteúdo estudado.
- Faça muitos exercícios
Fazer exercícios torna seu estudo mais dinâmico, rápido e curto. Além de contribuir com a assimilação do conteúdo estudado com a prática, exercícios contribuem com a concentração nos estudos.
- Retome o conteúdo com frequência
Pequenas revisões do conteúdo estudado fazem parte da fixação e assimilação do conteúdo. Para isso use sempre anotações e breves resumos.
- Estabeleça uma programação
Com um roteiro de estudo pré-definido, seguindo uma ordem de estudos, permite que nenhum conteúdo seja esquecido, além de estabelecer uma sequência de acordo com importância e hierarquia do conteúdo.
- Descubra seu estilo de aprendizagem
Tudo o que passamos até aqui são dicas práticas para melhorar sua concentração na hora de estudar sozinho em casa ou em uma biblioteca. Mas antes disso, descubra o seu estilo de aprendizagem, porque alguns aprender melhor quando veem, outros quando escutam e outros quando falam. Por isso, para seu melhor desempenho nos estudos, encontre seu estilo de aprendizagem e invista nele!