Você é bilíngue?

Estava assistindo sua série favorita e conseguiu entender algumas falas sem ler a legenda? Acordou de manhã e notou que sonhou em outro idioma? Viveu alguma dessas situações e pensou “eu domino esta língua?”.

Estes são alguns sinais que podem indicar a sua fluência no segundo idioma. Mas antes de identificar se você é bilíngue ou não, consideramos algumas definições do termo. Para o linguista Jim Cummins, bilíngue é aquele que consegue se comunicar em uma segunda língua, mesmo que seja por conversas básicas. Enquanto o linguista Leonard Bloomfield restringe como bilíngue quem domina uma segunda língua da mesma forma que a nativa. Por uma terceira visão, o Dicionário da Real Academia Espanhola define como “aquele que fala duas línguas”.

Quando sonhamos em outro idioma significa que o novo vocabulário está sendo acessado de forma mais fácil pelo inconsciente. Como uma prova de que é possível estabelecer uma relação com os falantes do idioma.

De forma similar, saber expressar emoções no segundo idioma é um excelente exemplo de assimilação do novo idioma. Pois com a relação de vínculo natural com o idioma materno é muito mais fácil expressar-se por ele. Mas quando é possível expressar emoções em um idioma estrangeiro é possível afirmar que é bilíngue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *