Dicas para entrevistas de pós-graduações em instituições estrangeiras

Processos seletivos para vagas de pós-graduação no exterior, tanto mestrado, quanto doutorado, exigem do candidato, além da avaliação de seus documentos, uma entrevista com coordenadores e professores do curso desejado. Por isso, sabendo a importância deste momento na decisão final da aprovação para a vaga, é fundamental que o candidato esteja preparado.

Para ajudar, temos algumas dicas de como estar preparado no momento e ter um bom desempenho:

– Conhecer os tipos de dinâmica possíveis. De acordo com a personalidade e necessidade de cada instituição de ensino, a entrevista é feita de uma forma diferente. Por isso, vale a pena conhecer qual delas você participará para estar preparado. Ou seja, as possibilidades são: entrevista presencial e formal, como estamos acostumados para vagas de emprego; via Skype ou telefone, que exige uma boa conexão com a internet; ou uma apresentação para uma banca, na qual exigem o domínio do idioma, habilidades de liderança e falar em público.

– Prepare-se. Domine o programa do curso, suas disciplinas, professores e linhas de pesquisa. Porque além de demonstrar conhecimento e interesse no curso durante a entrevista, este conhecimento proporcionará maior conforto e segurança para responder todas as questões necessárias. Além de ter completo domínio sobre os trabalhos que já realizou e projeto que deseja desenvolver no curso.

– Aproveite a entrevista. Principalmente se a entrevista for presencial, aceite a proposta de fazer um tour pela universidade, faça todas as perguntas que tiver interesse e conheça alunos e ex-alunos. Pois esta, independe do resultado da entrevista, tem um grande potencial de ser uma experiência valiosa para a sua vida pessoal e acadêmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *