Habilidades das profissões do futuro

Você está preparado para o futuro do mercado de trabalho?

Segundo o Institute for the Future – IFTF, entidade sem fins lucrativos que ajuda diversas organizações a planejar o futuro, daqui cinco anos o local de trabalho de hoje será alterado de acordo com o avanço da tecnologia, economia, meio ambiente e política.

Um exemplo atual são os cargos que exigem habilidades de alto nível em empresas, principalmente de software e tecnologia, não são preenchidos por falta de profissionais com estes requisitos. O que incentivou o IFTF a definir algumas habilidades do futuro que devem ser consideradas pelos profissionais que buscam estar atualizados para essas mudanças no mercado de trabalho:

– Senso de complexidade. O Instituto afirma que será fundamental saber conectar os pontos para criar novos caminhos. Considerando que ser adaptável ajudará no desenvolvimento das novas habilidades e na adaptação das mudanças realizadas.

– Desenvolver resiliência. Para a carreira, resiliência é importante para saber transformar obstáculos em soluções e oportunidades. E colaboradores resilientes são valorizados por contribuírem com a aceleração da cultura da inovação nos negócios no local de trabalho.

Uma forma de exercitar o desenvolvimento da resiliência é se evitar que coisas negativas tenha impacto nas possibilidades positivas de qualquer situação.

– Marca pessoal. Ser lembrado por sua reputação, principalmente quanto a sua carreira, é o que o Instituto se refere nesta habilidade. Pois considerando a população mundial, segundo uma projeção da ONU – Organização das Nações Unidas, em 2030 seremos 8,6 bilhões, será preciso ter um diferencial para se destacar entre tanta gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *