No mês passado, o Fórum Econômico Mundial divulgou o relatório The Future of Jobs, com uma previsão sobre carreiras para os próximos cinco anos. Afirmou que a mesma revolução tecnológica que extinguirá muitas profissões nos próximos anos, criará também 58 milhões de novos empregos em todo o mundo.
Para a pesquisa foram analisadas opiniões de executivos de negócios, diretores de estratégia e recursos humanos, assim como dados do Linkedin e mais de 300 empresas de diferentes setores, contabilizando cerca de 15 milhões de colaboradores e 70% do PIB mundial.
Assim, para entender a extinção ou criação de empregos, o relatório avaliou novos modelos de negócios, funções emergentes e habilidades que trabalhadores precisarão desenvolver, além disso, o impacto do aumento da automação em diversas áreas. Como pode conferir algumas conclusões a seguir:
– Aumentar a automação. Atualmente 71% das atividades de trabalho são realizadas por pessoas, contra 29% pelas máquinas. A previsão é que as atividades das máquinas sejam mais da metade da carga horária de um colaborador nos próximos seis anos.
– Criação de novos empregos. Mesmo com a redução de 75 milhões de empregos, estimasse que a o aumento da automação resultado da evolução da tecnologia poderá criar mais de 133 milhões de empregos em todo o mundo. Sendo a maioria destes cargos relacionados à tecnologia e com exigência de profissionais especialistas. Assim como cargos que exigem habilidades interpessoais. Diferente daqueles que realizam tarefas mais burocráticas, aos poucos se tornarão obsoletas.